sexta-feira, 8 de março de 2024

Aula 2 - Modernidade e a influência da histoire des annales na Geografia



Na aula 2, discutimos a influência da histoire des annales no desenvolvimento da Geografia Moderna. Destacamos como, durante o momento inicial da Geografia, havia uma grande cumplicidade com a História. O movimento da histoire des annales iniciado por L. Febvre e March Bloch apresentava interesse na renovação temática e metodológica da História, procurando também em disciplinas vizinhas elementos para a sua própria renovação. A Geografia confiava na História uma parte da tarefa de desenvolver seus conceitos e encontrar seu lugar entre as ciências sociais. Nesse processo, historiadores como L. Febvre foram responsáveis por defender e difundir a Geografia em momentos importantes, inclusive na celeuma com a Sociologia de E. Durkheim e Mauss. Ao fazê-lo, conferiu-se um poder particular à História, que ganhava margem para definir aquilo que a Geografia poderia ou não fazer. A Geografia assumia limites de investigação que pareciam negociados com a História: "ciência do presente", empirismo, possibilismo, naturalismo, "estudo do que é fixo" eram formas de explicar a Geografia Tradicional Francesa que se encaixavam perfeitamente aos interesses da História.

5 comentários:

  1. Olá professor!
    Não consigo acessar o cronograma das próximas aula no seu blog (mês de junho). Onde posso acessar?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Basta baixar o arquivo nesse link: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B8Y5Jpa4T8jdY2ZiODcwODEtOTQ5MS00NGMxLThhMjctNTc0YTdlZWYxODgw&hl=en

    ResponderExcluir
  3. Obrigada! Mas o cronograma deste link só mostra até a aula 11 no dia 27/05/11. A continuação da planilha aparece em branco.

    ResponderExcluir
  4. Juliana, basta baixar o arquivo. O problema de só aparecer a primeira página só vale no google docs. Quando a gente faz o download, o arquivo aparece inteiro,ok?

    ResponderExcluir