O filme A grande aposta (2015), de Adam McKay (disponível na plataforma Netflix), ilustra o modo como um pequeno e diverso grupo de investidores privados encontra uma falha no funcionamento do sistema de empréstimos hipotecários norte-americanos e mobiliza recursos em swaps de crédito. Na prática, esse grupo estava apostando contra a capacidade do sistema financeiro americano de fazer honrar os empréstimos imobiliários que havia feito a partir de títulos financeiros de baixa qualidade e da ação corrupta e complacente das instituições de regulação. Como resultado de uma tendência ao endividamento contínuo resultante da bolha imobiliária, esse grupo de investidores ganha milhões com a incapacidade dos credores de pagar e dos bancos de absorver os prejuízos. O filme demonstra como a irracionalidade do sistema especulativo liberal pode afetar o mundo concreto e não apenas em escala local, mas em uma escala mundial.
terça-feira, 20 de maio de 2025
domingo, 18 de maio de 2025
Notas dos exercícios
As notas dos exercícios 1 e 2 (diurno e noturno) já podem ser conhecidas por este link. Os estudantes estão identificados apenas pelo número USP.
quarta-feira, 14 de maio de 2025
terça-feira, 13 de maio de 2025
Aula 9 - As formas espaciais do liberalismo: da economia regional até a economia em nuvem
Na aula 9, discutimos os diversos modelos espaciais promovidos pelo liberalismo econômico - definidos através da concentração ou dispersão de serviços e indústrias, da definição de suas cadeias produtivas, de suas áreas de influência e de suas relações com a política.
quinta-feira, 8 de maio de 2025
quarta-feira, 7 de maio de 2025
Filme: elementos de uma economia planificada em Adeus, Lenin!
O filme Adeus, Lenin! (2003), de Wolfgang Becker, retrata o esforço de um filho em manter a saúde da mãe após ela ter ficado em coma por quase um ano, justamente durante as manifestações que tiveram como resultado a reunificação da Alemanha. Ao ser orientado a não submeter a socialista mãe fragilizada a novos traumas, Alex se esforça para reordenar o espaço e os objetos a sua volta para iludir a mãe sobre a continuidade da economia planificada da Alemanha Oriental. A diversidade de marcas capitalistas que ganhava visibilidade na Alemanha de então precisa ser reduzida e contida para representar a centralização produtiva e sua finalidade política. O consumo de informações é também limitado às encenações que remeteriam ao passado socialista, em sintonia com a ideologia do regime. A direção coletiva conferida ao trabalho e à ciência tem clara expressão na película e almejaria encontrar a homogeneidade no espaço. Parte importante deste filme provocativo se encontra justamente nas brechas entre uma proposta utopizada do espaço econômico planificado e as dificuldades da vida cotidiana de seus personagens.
terça-feira, 6 de maio de 2025
Aula 8 - Geografia e a economia planificada
Na aula 8, foi tomado como tema a economia planificada e suas conseqüências para a produção do espaço. O Estado é a sua figura principal, enquanto o mercado concorrencial e a propriedade privada são significativamente reduzidos. O objetivo a ser perseguido é a homogeneidade do espaço, sendo necessário para isso colocar a decisão política em primeiro lugar, deixando por vezes a racionalidade econômica em segundo plano. Todos os espaços econômicos se mostram então subordinados ao projeto estatal.
Assinar:
Postagens (Atom)